Preservação

A Mata Atlântica no Parque do Zizo encontra-se em avançado estado de conservação. Aqui não há espécies introduzidas nem animais domésticos ou outro impacto humano. É a floresta em seu mais puro estado de conservação.

Acesso

O acesso ao Parque do Zizo é fácil e qualquer carro chega até nosso estacionamento, a 700mts da pousada.
Veja como chegar.

Parque do Zizo no Facebook

Localizado no meio da mais preservada Mata Atlântica, o Parque do Zizo protege 300ha de floresta no alto da Serra de Paranapiacaba, entre os municípios de São Miguel Arcanjo e Tapiraí.

O Parque nasceu da vontade de preservar a memória de Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, militante morto pela ditadura. Desenvolveu-se como um projeto de conservação e educação ambiental encravado em uma reserva de Mata Atlântica primária, na região de São Miguel Arcanjo e Tapiraí, sudoeste de São Paulo. Aqui conservamos um pedaço do paraíso e desenvolvemos atividades de ecoturismo notadamente na área de observação de aves, turismo educacional e contemplativo. O Parque do Zizo é também um centro de pesquisa, aberto a parcerias com universidades e instituições interessadas em catalogar e estudar a enorme biodiversidade da Floresta Atlântica.

A Mata Atlântica originalmente ocupava quase toda a costa brasileira. Uma extensa faixa de floresta úmida que extendia-se do Nordeste até a fronteira com o Uruguai.

Infelizmente após mais de 500 anos de ocupação essa floresta foi severamente devastada, restando apenas 8% do original. Mas é na nossa região que encontra-se a maior área contínua de Mata Atlântica restante, reduto de espécies ameaçadas, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro e a jacutinga. Como o parque faz vizinhança com importantes reservas ambientais, como o Parque Estadual Carlos Botelho, a nossa propriedade faz parte de literalmente milhares de hectares de floresta primária intacta.

Apesar da destruição da maior parte de suas matas, o que resta da Mata Atlântica ainda é um tesouro precioso e está no top-5 dos hotspots de biodiversidade mundial, com incontáveis espécies endêmicas — que ocorrem só aqui e em mais nenhum outro lugar do planeta.

Venha ficar hospedado conosco, conhecer nossas trilhas e florestas riquíssimas e ajudar um pouco mais na conservação da Mata Atlântica.